=Posts Recentes

[5]

Por que a homossexualidade?

Tenho visto algumas pessoas, que se julgam muito capacitadas intelectualmente, compartilhando a imagem abaixo com um ar de "e agora, cristãos?" como se não houvesse resposta possível para isto.


A resposta é simples, vamos lá:
O livro de Levítico trata das leis que Deus deu ao seu povo (Israel) enquanto estavam no deserto. Porém, é preciso que se saiba que existiam 3 tipos distintos de leis no Antigo Testamento: as leis civis, as leis cerimoniais e as leis morais. Para darmos a resposta ao questionamento levantado na imagem, é necessário que entendamos qual deve ser a postura dos cristãos (que são um povo DIFERENTE daquele Israel que estava no deserto) com relação a esses 3 tipos de leis.

Quanto às leis civis, elas só valiam para Israel. Eram leis que Deus deu com o intuito de organizar a nação e criar freios de conduta. Deus as criou porque, na época, Israel ainda não possuía seu próprio ordenamento jurídico, visto que havia acabado de sair do Egito e ainda não tinha se estabelecido como nação. Essas leis não precisam ser seguidas pelos cristãos, pois hoje em dia, cada país já tem as suas próprias, e por isso, o propósito de Deus ao criar essas leis já foi cumprido. É por não estarmos sujeitos a essas leis que, nós cristãos, não apedrejamos adúlteras, por exemplo.

Já no caso das leis cerimoniais, eram leis criadas por Deus para regular a religião judaica. Aqui, Deus determinava como deveriam ser os cultos, as festas, as ofertas, as vestimentas, os sacrifícios, as liturgias e tudo mais que envolvesse o judaísmo. Os cristãos também não precisam mais cumprir essa lei porque ela tem um forte caráter profético, e já foi cumprida por, e, em Cristo.

Por fim, o livro de Levítico nos fala sobre as leis morais. São as leis que tratam dos comportamentos, e das implicações desses em nosso relacionamento com Deus. Aqui estão incluídos, por exemplo, 9 dos 10 mandamentos (o sábado se enquadra na categoria das leis cerimoniais). Essa lei sm deve ser observada por todos os cristãos até o dia de hoje. E isso fica confirmado pelo fato de que toda essa lei é reafirmada ao longo do Novo Testamento.

Amigos, entendam de uma vez por todas: para nós cristãos, a base doutrinária é o Novo Testamento. O Antigo nos serve apenas como referência histórica, profética e alegórica, uma vez que aponta para Cristo

Dito isso, vamos à imagem.

Observe que, de todos os itens aqui mencionados, o único que é de ordem moral é a homossexualidade. Todos os outros são leis cerimoniais. Portanto, é por isso que nós só nos preocupamos com esse item.

--Mas, Alcino, você disse que o Novo Testamento é que é a base doutrinária. Por que vocês condenam a homossexualidade com base num versículo do Antigo Testamento?

Boa pergunta! Ai é que está! A homossexualidade --ao contrário de todos os demais itens da imagem-- também é condenada no Novo Testamento. Veja:
"Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;"
Romanos 1:24-28
Respondido?
Termino afirmando que Deus ama os homossexuais, mas condena a homossexualidade. Portanto, não devemos desprezá-los, mas também não devemos fingir que não há nada de errado nisso. Se você conhece ou é amigo de alguém que está nessa situação, ore, oriente com sabedoria e peça a Deus que lhe dê o momento e a estratégia correta para abordar a questão.
Por que a homossexualidade? Por que a homossexualidade? Reviewed by Alcino Júnior on quarta-feira, janeiro 20, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário: