=Posts Recentes

[5]

O mito de Sísifo e a busca pelo infinito


O mito de Sísifo é um dos mais interessantes da mitologia grega. Nele, um mortal chamado Sísifo recebe de Zeus uma penalidade terrível: passar o resto da eternidade empurrando uma grande pedra morro acima, e quando chega no topo, a pedra desce rolando e ele tem de recomeçar a extenuante tarefa.

Tudo aconteceu porque, ao ser condenado à morte (thánatos, na mitologia grega) por traição, Sísifo ordenou à sua mulher (Mérope) que, quando a morte o alcançasse , ela não deveria enterrá-lo, nem prestar nenhum tipo de homenagem fúnebre. Ela cumpriu a ordem. Astuto, ao chegar na morada de Hades, Sísifo dirigiu-se à Perséfone,e simulando uma indignação por não ter sido enterrado nem homenageado, pediu para voltar ao mundo dos vivos e punir a negligência de sua mulher. Segundo ele, faria tudo em três dias e depois retornaria ao mundo dos mortos.

Obviamente, ao retornar ao mundo dos vivos, ele não cumpriu sua promessa. Ao contrário, agradeceu à sua esposa por tê-lo obedecido e teve muitos filhos com ela, vivendo por muitos e muitos anos.
O problema é que Thánatos, um dia o encontrou novamente -- ninguém pode escapar dela para sempre. Ao "morrer novamente", Sísifo é punido por Zeus, o senhor do Olimpo aplica a ele a pena de passar a eternidade executando um trabalho cansativo e interminável, ou seja, em vão.

O mito acima nos mostra um pouco do que o ser humano busca. Vivemos dias em que se faz de tudo para escapar da morte. O homem do século XXI se julga forte e senhor da razão. Mas toda a força e robustez, de quem quer que seja, termina num caixão. Reis e serviçais acabam enterrados a poucos metros de distância. Na busca incessante pela vida satisfatória, não nos damos conta que estamos virando as costas para o eterno enquanto se valoriza o que é passageiro.

O mais interessante, é que muitos cumprem em vida o que Sísifo cumpriu após sua morte. Passam a vida rolando pedras morro acima, e quando chegam no topo, recomeçam. Não alcançam nada satisfatório porque sequer sabem o que estão buscando. É a sede de um infinito que nenhum de nós pode alcançar. Só houve Um capaz de subjugar Thánatos. A saber, Jesus Cristo.

A nós, cabe a missão de viver, não tentando acrescentar um dia a nossa vida, mas olhando sempre para a eternidade, buscando não apenas nosso prazer aqui, mas a glória de lá. Por que você fica rolando essa pedra morro acima? Não é bem mais fácil confiar naquele que remove as pedras do nosso caminho e nos ajuda a chegar no topo do morro? Confie.
O mito de Sísifo e a busca pelo infinito O mito de Sísifo e a busca pelo infinito Reviewed by Alcino Júnior on quarta-feira, janeiro 20, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário: