=Posts Recentes

[5]

Debates na internet - Quando o ego se sobrepõe ao zelo


Uma recente nota, assinada por diversos líderes evangélicos, tratando das infindáveis discussões sobre "arminianismo x calvinismo" causou certa repercussão nos últimos dias. O documento tem um tom pacificador e visa fomentar a discussão fundada na tolerância e no respeito.


Está claro que o documento se fazia necessário. Infelizmente, o que já foi um debate dos mais interessantes , se tornou —em boa parte dos casos— uma vitrine de impiedade. O tom belicoso com que alguns tratam o tema passa longe dos padrões bíblicos que devem pautar as discussões entre irmãos. Segundo a Bíblia, o cristão não deve viver em busca de contendas nem de vanglória, mas deve considerar o outro superior a si mesmo (Fp 2:3). Isso implica que a humildade e a mansidão devem ser os pressupostos de quem se aventura no embate.

Não quero dizer que as reflexões sobre o tema devam acabar ou ser desestimuladas em seu conteúdo. Muito pelo contrário, considero o debate salutar. Eu mesmo participo de discussões do gênero há mais de dez anos. Minha intenção, e creio eu, a dos que assinaram o manifesto, não é extinguir o debate, mas elevá-lo.

 Hoje, muitos têm perdido tempo com questões muitas vezes pueris, enquanto poderiam estar se dedicando ao estudo para debater de forma séria e consistente os temas propostos. Outro grave problema que temos observado atualmente, é a finalidade de muitos que gastam horas e horas discutindo nas redes sociais. Será que eles visam realmente a edificação do próximo? Ou apenas mostrar o quanto sabem? Será que muitos desses que aí estão se entorpecendo com seus deboches e ironias tem um real zelo pelas almas que clamam lá fora? Será que servem à igreja local como alguém disposto a somar? Creio que a igreja não esteja precisando tanto assim de pessoas que vivam exclusivamente para discussões de internet, principalmente com aqueles que já conhecem a Cristo. Discuta, mas também use o que aprendeu lá fora. Temos um mundo pra ganhar para Cristo!

Que a nota sirva de reflexão. Que nós nunca percamos de vista que debater Romanos 9 ou Efésios 1 não é mais importante do que viver 1Pedro 2:17, que discutir sobre o coração de faraó não é mais importante do que viver Mateus 7:12.

Encerro deixando para a reflexão de todos aqueles envolvidos na questão uma pergunta: será que ao ver a forma como você tem se portado na internet aqueles que ainda não conhecem a Cristo têm se maravilhado do seu ensino (Mc 1:22) ou você tem trazido mais interrogações que afastam do que fundamentos que edificam?

Que o nosso lema seja 1Pedro 3:15,16:

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo,

Que nossos debates sejam para a Glória de Deus, nunca para a nossa. E que o nosso ego nunca suplante o nosso zelo.

Debates na internet - Quando o ego se sobrepõe ao zelo Debates na internet - Quando o ego se sobrepõe ao zelo Reviewed by Alcino Júnior on quarta-feira, janeiro 20, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário: