=Posts Recentes

[5]

Confiança para contar estrelas


O capítulo 15 do livro de Gênesis é, para muitos, um dos mais tocantes de toda a Bíblia. Nele, Deus reafirma sua promessa na vida de Abrão de um maneira tão sublime que nos encoraja a confiar mesmo quando atravessamos as "noites escuras da alma" -- expressão que pego emprestada de João da Cruz.

Uma leitura atenta dos capítulos anteriores mostra que, até então, a grande questão da jornada de Abrão e Sarai era a segurança. Em diversos momentos eles se viram em situações adversas onde sua confiança na proteção divina foi posta à prova. Não por acaso, o capítulo 15 começa com as expressões "veio a Palavra do Senhor" (é a primeira vez que essa expressão aparece nas Escrituras) e "não temas" (idem). Para terminar o primeiro verso, Deus arremata dizendo ao patriarca que Ele é seu escudo e galardão. Ou seja, da mesma forma que Ele o havia protegido até aquele instante, também seria fiel para lhe recompensar no futuro.

Ao chegarmos neste ponto da leitura, percebemos que o centro da narrativa muda. Agora não é mais a insegurança em relação aos inimigos que aflige a alma de Abrão mas sim a incerteza quanto ao seu legado. Conforme o tempo passa, a possibilidade de ter um filho diminui e há a impressão de que a promessa vai caducar. A provação do "pai da fé" sai do terreno das ações e caminha para o das emoções. Ao contrário de nós, Abrão ainda não tinha à sua disposição os Salmos para aprender com Davi e outros como rasgar sua alma diante de Deus, cabendo a este intervir de forma pessoal para reanimar seu servo deprimido, algo que Ele voltaria a fazer em outros momentos da narrativa bíblica (Jr 45; Jo 9.35; At 23.11)

Deus sabia que, por mais próspero que Abrão fosse, quando falamos de emoções, não há riqueza que possa resolver. Dinheiro não compra paz na alma. Seria necessária uma ação direta do Senhor para que seu servo pudesse retomar as rédeas de sua história, algo impossível a alguém que esteja abalado emocionalmente. Segundo o psiquiatra David Viscott "Quando uma pessoa assume a responsabilidade por seus sentimentos, assume a responsabilidade por seu mundo". Não há como assumir a segunda responsabilidade sem estar no controle da primeira.

O patriarca começa então a questionar Deus em relação à promessa que lhe fora feita: apesar de toda prosperidade, será que Jeová permitiria que Abrão tivesse como seu único herdeiro seu secretário Eliezer? O dilema aqui não é meramente financeiro. Deus havia dito que a promessa repousaria sobre a descendência de Abrão. Não ter filhos, mais que uma frustração matrimonial, seria uma sentença condenatória dirigida à toda humanidade. 

Mas Deus jamais deixa de cumprir seus propósitos. Ainda que não fosse no momento ou da forma como o marido de Sarai planejava. Para que não restasse nenhuma dúvida, Deus esclarece que o herdeiro seria gerado do próprio Abrão (v.4). Aqui, toda desesperança cai por terra.

Por fim, Deus leva seu amigo para fora e pede a ele para olhar para o céu, é de lá que vem nossa esperança nos momentos de aflição. Pede também que conte as estrelas. Pedido utópico, porém poético, do tipo que só pode ser feito por quem tem total domínio sobre a aparente adversidade. O convite é para que Abrão tire o foco do que lhe aflige e, por um instante, veja a grandeza da criação do Deus que lhe fala. É impossível olhar para o céu e tentar contar as estrelas sem sentir algum constrangimento quando confrontamos a grandeza do que está diante dos nossos olhos com a pequenez dos nossos anseios.

O versículo 6 termina a parte inicial do capítulo com a primeira referência que encontramos na Bíblia à fé de Abrão. Warren Wiersbe afirma que esse versículo é o equivalente veterotestamentário de João 3.16. A palavra hebrica traduzida por "crer" aqui dá a ideia de "colocar todo peso sobre". Ao exercitar a fé, o nosso protagonista tirou de si todo o peso da incerteza em relação ao futuro que trazia sobre si e o entregou ao Deus que, além de escudo, lhe era também a garantia do cumprimento da promessa.

Em suma, Gênesis 15 é um convite a contar estrelas confiando no Deus que cumpre seus propósitos.
Confiança para contar estrelas Confiança para contar estrelas Reviewed by Alcino Júnior on terça-feira, janeiro 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário: