=Posts Recentes

[5]

Crítica - O Regresso


Eu esperava mais de "O Regresso". É claro que o filme tem seus méritos: a forma como os atores conseguiram transmitir as sensações de seus personagens foi bastante convincente. Além disso, me parece impossível que o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki não leve seu terceiro Oscar consecutivo, o filme é de uma beleza ímpar e consegue manter o espectador completamente imerso no ambiente proposto.

Leonardo Dicaprio está impecável. Não considero sua melhor performance, mas merece sim o Oscar, não somente por este filme, mas por toda a sua brilhante carreira.

Vamos ao filme:

O primeiro ato é promissor. Cenas de ação constante deixam o espectador tenso e prometem um filme em que a sensação de perigo iminente o manterá preso à tela até o fim do filme. Não acontece.

No segundo ato vem a decepção. É curioso que um diretor como Alejandro González Iñárritu, que se consagrou em "Birdman" por conta dos planos longos de filmagem - algo que se repete neste filme - tenha deixado passar uma cena em que o personagem de Dicaprio, já bastante debilitado, aparece no alto de um monte e vê um rio lá embaixo,  de repente, um corte na cena e...Ele já está bebendo água no rio! Como ele conseguiu descer? Ninguém sabe. Um salto de edição que deixa uma lacuna gritante.

Após isso, o filme se arrasta por mais de uma hora até chegar ao terceiro e último ato. A intenção de fazer um longa apenas para que Dicaprio ganhe o Oscar fica clara quando se percebe a fragilidade dos núcleos secundários. Não me surpreende que algumas pessoas desistam do filme aqui.

No terceiro ato, as coisas voltam a seu devido lugar e Iñárritu mostra porque é gênio: as emoções humanas em situações extremas são mostradas de maneira brilhante e a ação volta para acordar aqueles que cochilaram durante o segundo ato.

Enfim, como já foi dito,  foi um filme feito para Leonardo Dicaprio ganhar o Oscar. Nada mais. Acho até que ganha. Agora, pra levar a estatueta de melhor filme vai ser difícil: falta objetividade. Apesar que com a pressão midiática e o nome de peso de Iñárritu na direção,  pode ser que ganhe.

Pra mim, nota 7,5.
Crítica - O Regresso Crítica - O Regresso Reviewed by Alcino Júnior on sábado, fevereiro 13, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário: