=Posts Recentes

[5]

O chamado de Jeremias e a capacidade que não vem de nós

"Assim veio a mim a palavra do Senhor , dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor . E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor : Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares."
Jeremias 1:4-10
O chamado de Jeremias ao ministério profético é um dos mais famosos textos do antigo testamento. No relato, vemos Deus convocando um jovem que reluta, tenta se esconder atrás de suas limitações e, por fim, cede. Ao perceber que seus argumentos haviam sido refutados de forma inquestionável por Deus, o profeta se viu diante do maior dilema de sua vida: olhar para suas limitações e recuar ou confiar no Deus que capacita e seguir em frente?

É um erro acreditar que Jeremias era um covarde sem causa. Seus motivos eram plausíveis: o mundo não vivia seus melhores dias. Egito, Assíria e Babilônia disputavam o poder a preço de sangue e, Israel --além de ser umas das nações disputadas por essas três potências militares -- vivia internamente um dos períodos mais negros de sua história; a idolatria que fora propagada por governantes que antecederam o ministério de Jeremias havia tomado conta da nação, e como se não bastasse o colapso mundial por conta das intermináveis guerras, o juízo de Deus era iminente sobre o povo idólatra.

Diante desse cenário,  é de se esperar que um jovem de 20 anos (essa era a idade de Jeremias quando foi chamado) procure as mais variadas desculpas para não ter de assumir uma responsabilidade tão grande. O que causa certa estranheza é que Jeremias não culpa as circunstâncias externas. Ele não usa as guerras ou a idolatria para tentar persuadir ao Senhor. O que ele faz é olhar para dentro de si mesmo e, após fazer uma auto-análise, declara: "Eis que não sei falar: porque sou uma criança.". Com tantos argumentos possíveis, Jeremias lançou  exatamente aquele que jamais devia ter usado, pois ele quis se valer da sua própria incapacidade sem considerar que estava diante d'aquele que capacita. Naturalmente,  o jovem profeta fracassou em seu intento de se esquivar do seu chamado. Saiu dali para ser um dos maiores profetas da história.


Atualmente, não é difícil encontrarmos jovens que, ao se depararem com um dilema semelhante ao de Jeremias, tendem a cometer o mesmo equívoco. O medo de errar faz com que muitos passem a vida toda sem um único acerto. São cristãos que confiam em Deus para lhes dar um bom casamento, uma boa casa e uma saúde estável. Mas quando se trata de usar as capacidades que esse mesmo Deus lhes concedeu, hesitam. O receio que se tem da reação do outro faz com deixem de confiar naquele que os capacitou.

É por essa razão, que cresce a cada dia o número de cristãos frustrados, principalmente na área profissional. Gastam tanto tempo olhando suas limitações que acabam por não perceberem os belos talentos que Deus lhes deu. É óbvio que devemos buscar corrigir nossas falhas, mas viver como se nossa realidade se limitasse a elas é um sinal de que precisamos reaprender o significado do que é a suficiência em Cristo. Quando estamos nEle, é Ele quem nos capacita. Sendo assim, por que duvidar? Use aquilo que Deus lhe deu da melhor maneira possível para que, através de você, o nome dele seja glorificado. Olhe menos para a criança que você julga ser. Você não é! Ele lhe deu talentos e responsabilidades. Use-os! Ele estará sempre disponível para te ajudar. Confie menos em você e mais nEle.

Encerro com as palavras do apóstolo Paulo:

"E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,"
2Coríntios 3:4-5
O chamado de Jeremias e a capacidade que não vem de nós O chamado de Jeremias e a capacidade que não vem de nós Reviewed by Alcino Júnior on quinta-feira, fevereiro 11, 2016 Rating: 5

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, as lágrimas desceram,Deus falou comigo.

    ResponderExcluir
  2. Algumas vezes eu queria gritar: "Despertai Jovens!", mas agora entendo um lado que estava obscuro ao meu pensamento... Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Flavio! Que o Senhor nos ajude a cada a compreendermos as necessidades e anseios de nossos irmãos.

      Excluir